terça-feira, 18 de março de 2008

TEKKONKINKREET


Uma das maiores surpresas que tive nos últimos tempos foi entrar numa loja de DVDs e encontrar lá o DVD de Tekkonkinkreet. Já sabia que o longa baseado no mangá de Preto e Branco, de Taiyo Matsumoto estava sendo elogiado pela crítica internacional. O que não sabia era que seria lançado no Brasil, e tão rápido.

O mangá de Preto e Branco, ou Tekonkinkurito foi lançado no Japão em 1994 em três livros de bolso pela Editora Shogakukan e no Brasil em 2001 pela Conrad e conta a historia de dois irmãos órfãos que dominam a Cidade do Tesouro, caótica e violenta e berço de tribos que não se entendem.

Preto (Kurô) é o mais velho. É cruel e troglodita e pratica a violência gratuita, sendo que o único que faz ele manifestar seu lado humano é o irmão Branco (Shirô), que por sua vez é inocente, vivendo o caos sem entender a maldade e sendo cúmplice dela. Os meninos arranjam confusão com todos: desde a polícia até a Yakuza e esta resolve acionar a organização Kiddy Kastle, que chega com ideais de higienização, pondo a cidade abaixo para a construção de um mega parque de diversões.


O anime é dirigido por Michael Arias, (californiano desenvolvedor do software de animação 3D que simula aspectos de animação convencional que foi utilizado em vários animes, como Mononoke Himê e Animatrix) que, insatisfeito com sua situação desfavorável no mercado americano, resolveu transferir a sua produtora para Tokyo, o que se mostrou uma decisão certeira. O mangá é excelente, mas o filme ganhou toques de sensibilidades e valores que não existem na história original e que somente um ocidental seria capaz de transmitir. A trilha sonora então nem se fala: toda composta pela banda inglesa PLAID, lembra um pouco Apparat e nos toca lá no fundo e nos faz querer voltar a ser criança.


Tekkonkinkreet ficou entre os dez pré-selecionados a candidatos ao Oscar de melhor animação de 2008, junto com outros títulos como Alvim e os Chipmunks, Rattatouille, Persépolis e Simpsons. Desde Akira e X-1999 não via um trabalho que me fizesse refletir tanto sobre a decadência de viver numa grande cidade e até onde isso vale a pena. Um dos melhores desenhos animados que já tive a oportunidade de conhecer.


Capa do DVD, lançado em 2007 no Brasil.
















Site japonês:
www.tekkon.net


Site Internacional:

www.sonypictunes.com/homevideo/tekkonkinkreet

Nenhum comentário: